Artigos e Notícias

Ano Novo... Um Novo Ano para o sucesso Por: Eliane Santos


Final de ano é recheado de festas, comemorações, reencontros e costuma ser, para alguns, um grande momento de reflexão. Para algumas pessoas é momento de parar e reavaliar como foi o ano de 2010 e o que se deseja para o novo ano.


Não podemos mudar o que passou, mas podemos usar sabiamente os aprendizados do ano de 2010 e investir em 2011. Se houveram erros, ótimo. Com certeza você aprendeu muito com eles. Mas é importante valorizar os acertos, eles devem ser reforçados. Mantemos assim o princípio de onde está seu foco está a sua energia. Vamos focar no que você quer de sucesso em 2011 utilizando os acertos de 2010.

Outro ponto importante é lembrar que a vida melhora imensamente quando você pára de deixar as coisas acontecerem e passa a fazer as coisas acontecerem. Não deixe a vida te levar. Ao invés de ser vítima, seja alguém que faz, procure pelo que você pode fazer. Ao invés de se perguntar: “Por que isso aconteceu comigo?“, pergunte-se : “O que posso fazer?“

Estabeleça suas prioridades e concentre-se em seus objetivos e em seus sonhos. Ser um Vencedor é saber que: Nenhuma situação pode lhe derrotar quando você vive com determinação e convicção.

Seja responsável por seus pensamentos, suas palavras, suas crenças e suas ações.

Então comece o novo ano diferente, sem ficar nas promessas e desejos que nunca se realizam. Afinal o tempo não pára e nem volta para que você possa re-planejar. É importante relembrar o que foi bom em 2010 e reforçar isso para o novo ano. Com isso proponho a você a fazer uma reflexão, um exercício simples mas que pode abrir muitas possibilidades:

1 – Procure um lugar em casa, escritório ou qualquer outro lugar que você se sinta bem, confortável e que você possa ter uns minutinhos para você.

2 – Pegue papel, caneta ou seu computador e escreva três coisas que foram importantes para você atingir sucesso, fazer uma mudança positiva ou permanecer fazendo o que você gosta. Mentalmente visualize esses três momentos em sua tela mental, é importante você: vivenciar, perceber e sentir cada momento.

3 – Agora chega a hora de perceber os aprendizados, para cada um dos momentos que você visualizou, responda as questões abaixo, utilizando-se da maior quantidade de detalhes possíveis:
  • O que você fez?
  • Quem foi crucial para ajudá-lo?
  • Como você fez? 
  • Onde fez?
  • Quando aconteceu?
  • Quanto foi necessário? – aqui entram recursos, tempo e dinheiro.
  • Por que você fez?
Essa análise leva você a perceber o que levou você a atingir o sucesso, como você age, o que você faz, como você se sente e quais recursos você utiliza quando você está caminhando para o sucesso, a caminho da vitória.

4 – Abastecido dessas informações, chega a hora de você colocar essa energia e elaborar seu projeto de vida para 2011.

5 - Utilize das técnicas vistas no Treinamento VENCER e reforce assistindo os vídeos do Momento Vencedor a cada semana uma nova dica na série OBJETIVOS DE VIDA:

Invista em seus acertos e aprenda como você funciona. Projeto de Vida é um compromisso com você, portanto cuide bem dele.

Sendo assim, apaixone-se por você e pelos seus sonhos!!!
Entre em ação, faça a vida acontecer que ela acontecerá para você.


Faça de 2011 um ano de realizações... Sonhe, acredite e sobretudo entre em Ação com Vontade, Verdade, Virtude e Vitória!

O sucesso é ser feliz. Acreditar que você pode atingir seus objetivos, aproveitando recursos, correndo riscos, sendo bem-sucedido. São atitudes que devem ser renovadas todos os dias. Você pode, e deve, criar seu próprio sucesso!

Eliane Santos
 Trainer Master Practitioner em Programação Neurolingüística,
Certificada em Hipnose Ericksoniana, Renascimento e Treinamento Comportamental.
Criadora do Projeto UpMind Relax de Treinamento Mental
Uma das Co-autoras do livro Ser Mais com PNL


Compartilhe esse artigo:
© 2008 Instituto Vencer de Desenvolvimento Humano.
Todos os Direitos Reservados
Av. Mal. Floriano Peixoto 16, cj. 208 - Gonzaga - Santos/SP - (13) 3219-7766